Por três décadas o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, localizado no extremo norte da poligonal de tombamento federal do Centro Histórico de Salvador, vem servindo como centro de ação e difusão da capoeira.
A partir de amanhã, dia 9 (fevereiro, 2011), a edificação que é tombada como Bem Cultural da Bahia através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) sedia mais um evento sobre o tema.
Trata-se do Iê dá volta ao mundo: a Capoeira Angola na atualidade que até o domingo, dia 13, promoverá pela manhã e tarde oficinas de movimento, rodas de capoeira e palestras. Autarquia vinculada à secretaria estadual de Cultura (SecultBA), o IPAC também foi responsável pela restauração do forte e administra o prédio, cedendo espaço para o evento.
“O objetivo principal é chamar atenção da comunidade de capoeiristas e simpatizantes sobre os rumos que a capoeira angola vem tomando hoje quando ocorre a globalização da cultura afrobrasileira”, afirma Mestre Moraes, presidente do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (Gcap) que organiza o evento. Doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia e com grupo estabelecido no forte há 27 anos, Moraes deve conduzir e mediar as discussões.
Além de ser reconhecida como Patrimônio do Brasil desde 2009 pelo Ministério da Cultura (MinC), e Patrimônio da Bahia pelo IPAC desde 2006, a capoeira é, segundo o MinC, o produto cultural brasileiro mais difundido no mundo. A capoeira é uma expressão cultural de matriz africana, mas que surgiu no Brasil trazendo a mistura de luta, dança, cultura popular e música, a partir da chegada dos escravos africanos e seus descendentes.
As palestras do Iê dá volta ao mundo: a Capoeira Angola na atualidade contemplarão temas diversos como a história do Forte de Santo Antônio enquanto prisão, relatos de viagens a Angola feitas pelo Mestre Cobra Mansa e as subjacências da musicalidade da capoeira, entre outras temáticas. Outras informações através do endereço eletrônico gcap30anos@yahoo.com.br e telefones (71) 3117-1488 e 3117-1492.
DIVERSIDADE - alzira.jornalista@gmail.com PROGRAMA ALZIRA COSTA de 2ª a 6ª das 12 às 13h. www.paraguassufm.com.br