Os trabalhadores rurais das região quilombola da Bacia do Iguape, na zona rural de Cachoeira(distante 110km de Salvador), serão beneficiados com um trator agrícola. O equipamento que vai contribuir para melhorar a produção e a produtividade nas terras quilombolas resulta do trabalho da prefeitura municipal em parceria com o governo do estado através da CAR(Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional). A entrega do trator será oficializada pelo prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira, sexta-feira, dia 11, às 19h. A gestão do uso do equipamento será de responsabilidade da Associação de Moradores do Engenho da Ponte.
Além da doação do trator agrícola e da construção de uma garagem para guardar a máquina na comunidade do Engenho da Ponte, as ações da prefeitura para apoiar o desenvolvimento integrado das áreas remanescentes de quilombos, constam ainda, a melhoria das estradas vicinais, construção de uma casa de farinha comunitária mecanizada na comunidade do Calembá, implantação dos serviços de abastecimento de água e eletrificação, funcionamento de escolas do ensino fundamental e serviços de saúde. A prefeitura também apoia a apicultura naquelas comunidades adquirindo a maior parte do mel produzido pelos quilombolas para o consumo na merenda escolar do município.
Os moradores das localidades do Engenho da Ponte, Engenho da Praia, Calembá, Caonge e Calolé, comunidades beneficiadas pelas ações do município, dedicam-se ao cultivo de mandioca e de culturas de subsistência como milho, feijão, quiabo. A pesca e a mariscagem, além da apicultura e a fabricação artesanal de dendê.
Na próxima sexta-feira, além da entrega do trator agrícola, o prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira participarar da reabertura da igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Engenho da Ponte, patrimônio histórico e religioso daquela comunidade que foi totalmente restaurado com recursos da prefeitura.