quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Descobertas pinturas valiosas na Pousada da Ajuda




As obras de restauração que estão sendo realizadas no antigo sobrado onde funciona a Pousada da Ajuda, no centro histórico de Cachoeira, permitiram a descoberta de pinturas decorativas em toda extensão das paredes do corredor. A decoração em forma de painéis pintados com a técnica escaiole, a mesma descoberta recentemente por restauradores na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a matriz de Cachoeira. A técnica escaiole utilizada pelos artistas para pintar as paredes, imita o mármore.
O proprietário da Pousada da Ajuda, o empresário Juracy Cunha Rocha conta que a obra descoberta estava escondida debaixo diversas camadas de tintas. A beleza encoberta por vários anos foi revelada após uma intervenção de um operário que lixava as paredes do corredor do imóvel para realizar nova pintura. Agora, com a descoberta, o empresário Juracy Rocha disse que não vai pintar mais local, e que deixará os painéis à mostra. “As pinturas descobertas agregam mais um atrativo ao sobrado que já possui grande valor arquitetônico”, justificou.


Tombada como Monumento Nacional pelo IPHAN em 13 de janeiro de 1970, a cidade de Cachoeira preserva preciosidades arquitetônicas dos séculos XVII, XVIII e IX, como igrejas, prédios públicos e particulares. Descobertas de obras artísticas, principalmente de pinturas decorativas em paredes de imóveis da cidade histórica chamam sempre a atenção de restauradores. As pinturas encontradas na Pousada da Ajuda, eram comuns nas residências das famílias abastadas.


Juracy Rocha também revelou que pretende viabilizar meios de restaurar as pinturas artísticas que valorizam ainda mais o patrimônio que pertence à sua família há várias gerações. A notícia da descoberta da obra de arte provocou uma grande curiosidade entre os hóspedes da Pousada da Ajuda e de moradores da cidade interessados em preservação patrimonial. A descoberta, segundo o empresário será comunicada ao IPAC(Instituto do Patrimônio Artístico) e ao IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).