segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A tese do alinhamento político não venceu em Salvador

Assim como aconteceu  em outros municípios onde o PT foi derrotado, em Salvador, a tese do alinhamento político defendida pelo partido até mesmo com a conotação de imposição, chantagem e ameaça não vingou. O recado explicíto dado pelos cabos eleitorais de luxo,  o ex-presidente Lula e a presidenta  Dilma não intimidou os eleitores que escolheram de forma soberana seus candidatos. Respaldados numa fala nada republicana, os petistas tentaram convencer o eleitorado de que os candidatos a prefeito deveriam estar afinados com a ocupante da Palácio do Planalto, com o ilustre hóspede do Palácio de Ondina, aliás o grande derrotado desta eleição.
A população não gostou do tom jocoso como a presidenta referiu-se no com no comício de  Cazazeira,à baixa estatura do neto de ACM, acompanhada de sorrisos irônicos de Wagner, Pelegrino, Walter Pinheiro, Olívía Santana e até mesmo da senadora Lídice da Mata, que no passado não muito distante, foi alvo de chacota por ser baixinha.Mas não foi por isso que Pelegrino perdeu, pela quarta-vez a disputa para a prefeitura de Salvador. O PT  que nestas eleições mostrou toda a sua força e determinação para avançar no projeto político de dominar para sempre o Brasil, começou a ser avaliado com outros olhos pela população, inclusive pela grande massa beneficiária do Programa Bolsa Família, que tem garantido a sobrevivência do partido ao longo desses últimos anos. O Programa populista que garante a transferência de renda para a população mais carente serviu como ferramenta importante para o PT nesta campanha. Em alguns locais, os petistas diziam que, se o prefeito eleito não fosse do time, da turma, da associação, do grupo, da... as pessoas deixariam de receber o benefício, uma forma velada de fazer terrorismo com aqueles que só tem o Bolsa Família para  sobreviver.
Enquanto em alguns municípios o partido ultilizou durante a campanha, a expressão "a esperança venceu o medo", muito apropriada no alvorecer da redemocratização do Brasil, em outros, a mesma frase teve mais valia para os adversários. No caso de Salvador, por exemplo, onde PT jogou pesado para ganhar pela primeira vez a prefeitura, "a esperança venceu o medo" serviu para embalar a "onda azul"do neto de ACM. Já está passando da hora do PT fazer uma reavaliação de suas ações e parar de achar que estar no poder pode tudo ou quase. Prudência, humildade e canja de  galinha não fazem mal  a ninguém.