quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Estudantes do Curso de Serviço Social da UFRB pedem apoio para participar de convenção em Cuba



Cinco alunas  do Curso de Serviço Social da UFRB( Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)  do CAHL(Centro de Artes, Humanidades e Letras),campus de Cachoeira, estão  em busca de apoio para custear uma viagem para Havana, capital de Cuba,  no próximo mês de dezembro.  Naquele país, vão  apresentar  durante a  Convenção Internacional de Saúde Pública , o trabalho  “Rede de Serviço de Saúde :um estudo sobre a realidade do Recôncavo  baiano” , desenvolvido pelo GECEPS( Grupo de Estudos Cidadania e Políticas   Sociais)  do qual fazem parte, sob a orientação da professora Heleni  Ávila.  A convenção acontecerá no período de 3 a 7 de dezembro do corrente ano , promovido pelo Ministério da Saúde  de Cuba.
A organização da Convenção não  assume os gastos com passagens e hospedagens dos participantes de outros países, como é caso das universitárias baianas. Para ir a Cuba cada uma delas precisa de R$ 4,5 mil, recursos que não dispõem. Para obter os recursos necessários para  viagem, as  estudantes  Bárbara Assunção, Mayse Andrade, Crislane Silva, Najara Amaral, Luciana Fernandes, além de solicitar apoio institucional da UFRB, também estão pedindo colaboração à comunidade, em dinheiro. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com o grupo, através do telefone: 75 9204 4395.
O trabalho desenvolvido pelas integrantes do GECEPS em 10 municípios do Recôncavo da Bahia foi inscrito e aceito pelos organizadores  da Convenção. Bárbara Assunção, uma das integrantes do grupo de estudos, disse que a aceitação da inscrição do trabalho num evento internacional  “representa uma grande vitória para aos que se dedicaram à pesquisa e a extensão universitária”.
“Este artigo é resultado de pesquisa acadêmica sobre a rede de serviços de saúde de 10 municípios situados na Região do Recôncavo Baiano, observando, em especial, aspectos ligados a forma de gestão, forma de contratação/qualificação dos profissionais, dentre outros. O ponto de partida é o cenário sócio econômico e político do Recôncavo, local da pesquisa e onde está localizada a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia”, explica a universitária.
“O trabalho foi desenvolvido para discutir o pensamento do filósofo italiano  Antonio Gramsci na realidade brasileira e, com base nos estudos,    estabelecer projetos de extensão”,  explicam as alunas. O GECEPS ainda segundo as universitárias que  estão em busca de apoio financeiro para apresentar  o trabalho em Havana, “ tem como objetivo estudar e discutir políticas sociais no Brasil,  sem perder o foco  em nosso estado e na região do Recôncavo, em especial na área de saúde”.
A atuação do grupo de pesquisa extensão não está vinculada diretamente a nenhuma disciplina específica do curso de Serviço Social da UFRB. “As ações são desenvolvidas  com base nos coletivos da região  que indiquem as melhores alternativas de intervenção das políticas públicas e respeito aos sujeitos”,  resumem.