quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Produtores já pensam a FLICA 2013



Felizes pelo êxito da segunda edição da FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira, encerrada no último domingo, os produtores do evento já estão envolvidos na elaboração da edição do próximo ano. Marcus Ferreira, um dos produtores da FLICA revela que o resultado desta segunda edição não poderia ser melhor. “Vamos  iniciar um novo ciclo da FLICA, pois avaliamos que este ano, o evento a iniciativa  foi consolidada”, disse Ferreira, acrescentando que, o evento está inserido entre os dez mais importantes da cultura na Bahia.
A segunda edição da festa contou com mudanças estratégicas no seu planejamento, como por exemplo, a criação do chamado “território FLICA” na Praça da Aclamação, centro histórico da cidade, onde todas as atividades foram concentradas. “Essa mudança foi fundamental para o sucesso da FLICA, avalia o produtor cultural Marcus Ferreira. No local, também foi instalado pelos organizadores do evento, o palco onde foram realizadas as apresentações dos artistas convidados que durante três dias se revezaram animando o público presente. O anfiteatro do sobrado onde funciona o escritório regional do IPHAN abrigou desta feita, o Projeto Varanda do SESI, que ofereceu uma diversificada programação durante a festa. No ano passado no mesmo local foi funcionou a Casa da Rede, da Rede Bahia realizadora da FLICA.
O público participante das mesas de debates concentradas no Conjunto do Carmo  com escritores renomados, de acordo com Marcus Ferreira, também superou as expectativas da organização. “O trabalho criterioso da curadoria conseguiu atrair, em média, cinco mil pessoas durante todo evento”, avaliou o produtor cultural. A FLICA também foi responsável pelo registro de um grande movimento no comércio local. Hotéis e pousadas ficaram lotados e o movimento de bares, lanchonetes e restaurantes em função do evento que atraiu um público estimado pelos organizadores em 15 mil pessoas.

Para o município, os organizadores da FLICA fizeram a doação de mil kits com  a história da obra do escritor Jorge Amado, homenageado na programação pelo centenário de seu nascimento. O material doado à Secretaria Municipal de Educação deverá ser utilizado em sala de aula pelos alunos da rede de ensino. Outra atividade envolvendo a população foi a presença de uma unidade móvel da Coelba, parceira do evento por meio do Programa Faz Cultura do Governo do Estado da Bahia.  Na unidade, moradores da cidade puderem assistir  palestras sobre o uso racional de energia. Outro serviço oferecido foi a troca lâmpadas incandescentes por fluorescentes que consomem menos energia.
Para o próximo ano, a Putzgrillo Cultura,  empresa idealizadora e produtora da FLICA, conforme adiantou  Marcus Ferreira,  pretende evitar  a circulação de automóveis, motos e bicicletas  na Praça da Aclamação e áreas  próximas. O objetivo, segundo ele, “ é garantir que as pessoas possam andar  a pé pelo centro histórico da cidade, que é belíssimo e assim entrar realmente no clima de harmonia  com a cultura e a arquitetura de Cachoeira”.