sábado, 8 de agosto de 2009

Hoje é o dia a Esmola Geral da Irmandade da Boa Morte


As integrantes da secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte saem hoje às ruas de Cachoeira com os seus trajes de crioula(saia rodada colorida, bata bata branca, torço na cabeça e muitos balangandãs). Vão cumprir o ritual devocional do peditório para a festa de Nossa Senhora, que começa na próxima quinta-feira(13) e se estenderá até o dia 17. O ponto alto da festa é o dia 15 de agosto dia da celebração da Assunção de Nossa Senhora, a festa da Glória.
Em setembro de 1912, o jornal A ORDEM, fundado por José Ramiro das Chagas e editado por Durval Chagas, publicou na quarta página, a seguinte nota assinada pela irmã da Boa Morte, Maria Agueda de Oliveira, que naquele ano foi a provedora da festa:

"N.S. da Boa Morte
Abaixo assignado, tendo, como provedora que foi, realizado a festa, no corrente anno, em louvor de N.S. da Boa Morte, vem de público agradecer penhoradíssima, no seu e em nome de suas companheiras de direção, ao povo cachoeirano a maneira generosa por que concorreu para o maior brilhantismo da mesma.
Aproveita a ocasião para declarar que, graças à mesma Excelsa Senhora da Boa Morte, feitas as despezas com a festa, nada ficou a dever a pessoa alguma.
Cachoeira,10 de setembro de 1912
Maria Agueda de Oliveira."

Ainda na mesma edição o Jornal A ORDEM publicou abaixo da nota assinada pela irmã Maria Agueda de Oliveira:

"N.S. da Boa Morte

Eleição das novas empregadas que têm de promover a festa de N.S. da Boa Morte no anno de 1913
Provedora-Maria Clara Correia França
Thesoureira-Honorina Joaquina da Silveira
Escrivan- Maria Escolástica da Conceição
Procuradora-geral-Benigna Vieira de Menezes
Irmans de bolsa-Maria de São Pedro, Eva Andreza de Lima, Maria Laudelina Xavier e Agostinha Maria Espírito Santo
Provedoras-pérpetuas-Maria Izabel e Maria Sabina da Conceição
Juíza-Dd. Lizette Pacheco, Amália Costa, Joselia Carvalho de Sant'Anna, Eduwiges Maria Pires, Eunícia Ribeiro de Araújo, Maria Isaluna Sampaio, Carmelita Soares Tinoco, Edith Pimentel Marques, Maria do Carmo Milhazes. Albertina dos Santos Souza, Alleluia de Magalhães, Alleluia de Queiroz Farias, Carlota Baleeiro, Joanna Machado, Almerinda Sales Pereira, Georgeta Mota Pereira, Rosentina de Sant'Anna Maciel, Constança Ferreira Lemos, Prisca Maria da Conceição, Alberta de Azevedo Brandão, Maria Josepha de Castro Reys, Henriqueta de Almeida Carvalho, Georgina America Vieira, Marcolina Moreira de Araújo, Odilia Silva, Francisca Carollina, Alina Pinto, Felinta Chagas Vieira, Esmeralina Alves Maia, Avanay Bompet, Evangelina Bompet Simas, Constança Silva, Maragarida Correia, Maria Pimentel, Etelvina Gavazza, Farayldes Marftre, Laura Loureiro de Souza, Laura Greenhalgb, Alcina Pimentel, Helena Silva Costa, Beatriz Moreira, Júlia de Carvalho, Georgina Vieira, Adelina de Freitas Barretto, Maria Olindina Miranda, Izaura Salles, Honorina Edith Conceição, Etelvina Menezes Mattos, Etelvina Alves dos Anjos, Maria Ursula das Virgens, Eudoxia Machado, Miralva Maria Fernnandes, Augusta Ferrer da Silva, Otília de Oliveira, Virgilina Barbosa e Satyra Batpista Pereira.
Cachoeira, 15 de agosto de 1912"