quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Moradores da Opalma reivindicam titularização de terras

Antigos moradores do povoado da Opalma, instalados há décadas em áreas pertencentes à desativada fábrica de azeite de dendê, que tem o mesmo nome da localidade, pediram na reunião pública que tiveram ontem (4) à tarde, com o prefeito Tato Pereira (PMDB), a intervenção do Executivo Municipal junto aos proprietários das terras ocupadas para a emissão dos títulos das propriedades. “Não é justo que a gente continue assim, trabalhando há anos, plantando nossas rocinhas, cuidando da terra, sem garantia nenhuma”, queixou-se uma moradora. Após ouvir a reivindicação da trabalhadora rural, o prefeito Tato Pereira, assegurou que manterá contato com os donos das terras no sentido de buscar a solução para o caso.

A assistência técnica para os pequenos produtores e o preparo do solo para o plantio com aragem por máquinas também foi solicitado ao prefeito de Cachoeira pelos pequenos produtores da Opalma. Os moradores da comunidade rural elegeram ainda como prioridades para eles, a implantação de uma mini-fábrica de polpas de frutas, para gerar emprego e renda para as famílias. Além disso, reivindicaram a implantação do Ensino Fundamental II na Opalma e urbanização com a construção de uma praça em frente ao Posto de Saúde da Família.

Todas as reivindicações serão atendidas, segundo garantiu o prefeito Tato Pereira, que, na oportunidade, anunciou o início das obras de recuperação da estrada vicinal que liga a localidade do Alto do Camelo a Opalma no próximo dia 15 de agosto, além da entrega de uma nova ambulância para servir à comunidade em data ainda não definida.

O segundo encontro do dia de ontem do prefeito Tato Pereira, do vice Wilson Lago, secretário da Saúde, Mamede Dayube Neto, da Educação, Alex Kaorner, de Administração e Finanças Leonardo Boaventura, de Cultura e Turismo Washington Nem, assessores e do vereador Carlos Pereira(PMDB), foi com os moradores da localidade do Alto Camelo. Como prioridades para a comunidade, os moradores reivindicaram a implantação de um sistema de abastecimento de água com o aproveitamento de uma nascente, implantação de curso de alfabetização noturno para adultos, um forno para assar beiju- a produção do alimento é uma das atividades produtivas local. Também cobraram do representnate do Poder Público Municipal, a construção de um campo de futebol.

O prefeito Tato Pereira deu início na última segunda-feira, a uma série de reuniões com moradores de todas as localidades do município tanto da sede como da zona rural. O objetivo desses encontros é ouvir as reclamações da população e também as sugestões para administração municipal atender. Ao final do ciclo de reuniões nessa primeira etapa, será formado um conselho popular comunitário com representantes de todas as localidades para acompanhar as ações da prefeitura, conforme esclareceu o prefeito.