terça-feira, 25 de agosto de 2009

Teatro de rua vai agitar Cachoeira, sábado.


A Praça da Aclamação no Centro Histórico de Cachoeira, cidade do Recôncavo baiano (distante 110 km de Salvador) será palco, sábado, dia 29, às 16h, para uma apresentação ao ar livre do espetáculo Cíclopes, encenado pela Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, sob direção de Ligia Veiga. O espetáculo com 70 minutos de duração é uma adaptação livre do drama satírico “O Ciclope” do autor grego Eurípedes. No espetáculo, os atores se apresentam sobre pernas de paus. A apresentação local conta com o apoio da prefeitura de Cachoeira, por intermédio da Secretaria de Cultura Turismo do município.

Os atores e dançarinos atuam sobre pernas de pau, reforçando o aspecto arquetípico e tragicômico das personagens, com um elenco é composto por 12 atores e cinco músicos. A apresentação promete encantar um público diversificado de crianças, adultos e idosos entre estudantes, trabalhadores, turistas e transeuntes.

O projeto Cíclopes além de ser um espetáculo teatral para a fruição do público também, segundo a sua direção, se propõe a afirmar o lugar do Teatro de Rua como poderoso e importante veículo de manifestação popular, por se tratar de uma arte milenar que sempre atraiu as massas e possui interesse inesgotável dentro da própria história da civilização.

“Por ser a arte um instrumento privilegiado de conscientização e de recuperação de nossa memória ancestral, a circulação deste espetáculo contribuirá para a formação de novas platéias, contribuindo para o escoamento da produção cultural brasileira e estimulando o desenvolvimento da consciência crítica”, dizem os idealizadores do Projeto.

O projeto propõe a circulação do teatro de rua sobre pernas de pau do espetáculo inédito. Serão 23 apresentações gratuitas desse texto clássico para as ruas, praças e espaços alternativos em diversas cidades do país aliadas ao intercâmbio com o público através da realização de oficinas integradas de teatro de rua, perna de pau, dança, canto e percussão ministradas por seus atores - músicos e também, mesas redondas com a participação de profissionais de cada região.

O trabalho desenvolvido pela Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades tem o propósito de agregar diferentes linguagens e artistas do teatro de rua, enfatizando esta arte milenar como representação singular de expressão da diversidade na reinvenção dos espaços públicos em anfiteatros e equipamentos culturais da atualidade, segundo a sua diretora Lgia Veiga.
Através da sua poética, a Companhia resgata as tradições musicais brasileiras no estímulo à pesquisa de um teatro essencial com seus atores-músicos populares no fortalecimento da identificação de nossas raízes culturais. Dessa maneira contribui para a memória da fundação artística do país a partir da soma mística do erudito com o popular, do sagrado com o profano, valorizando nosso maior patrimônio: a rica expressão da cultura popular.

A concepção e realização do espetáculo contam com a participação de renomados artistas como Helio Eichbauer na direção de arte, Tato Taborda na direção musical e Graciela Figueroa na direção coreográfica. As músicas especialmente compostas para o espetáculo são executadas ao vivo por Lelena Anhaia, Beth Beli, Simone Soul, Adriana Aragão e Ligia Veiga.

Ligia Veiga que desenvolve seu trabalho há 18 anos à frente da Grande Companhia de Mystérios e Novidades se mantém atuante na difusão da cultura brasileira com seu teatro de vanguarda em importantes festivais internacionais e residências teatrais em diferentes paises: Itália, Portugal, Alemanha, Espanha, Eslovênia, Romênia, Hungria, França, Áustria, México, Colômbia, Argentina.
No Brasil, através de entidades como SESC, Funarte e Prefeituras, a Companhia leva seu teatro, literalmente nas alturas, às praças e ruas de norte a sul com espetáculos e oficinas gratuitas, divulgando o teatro em sua expressão totalmente democrática.