sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Babado forte




Foi um sucesso, a Primeira Parada da Diversidade de Cachoeira, realizada domingo passado. Uma multidão seguiu o trio elétrico responsável pela animação do evento que contou com o talento de jovens Djs . Discursos, performances e muita agitação marcaram o início de um movimento em defesa do respeito à diversidade sexual e por políticas públicas para este segmento da sociedade. Durante o percurso foram distribuídas camisinhas e bandanas alertando a necessidade da prática do sexo seguro. O evento contou com apoio da prefeitura municipal de Cachoeira e da Câmara de Vereadores.

Os representantes da primeira parada gay em Cachoeira, Nayara Barros e Lily Brito, estiveram presentes na sessão ordinária de segunda-feira (20) da Câmara de Vereadores, para pedir apoio e a presença de todos no evento.
Com o título “Abrace a Diversidade e Diga não a Homofobia”, a parada vai ocorreu saiu às 14h, das imediações do terminal rodoviário de Cachoeira. Segundo Nayara Barros, a iniciativa surgiu a partir de uma festa que ela vem realizando há dois anos, chamada “Vemnimim broto”, primeira festa gay do Recôncavo. “Foi a partir desta festa que percebi a necessidade de algo maior para mobilizar a sociedade sobre o assunto”, disse a ativista.
O principal objetivo do evento realizado foi combate ao preconceito e a luta pelos direitos dos homossexuais. “É importante que as pessoas conheçam e saibam respeitar a diversidade sexual”, afirma Nayara.
A homofobia, que é aversão ao homossexual, vem causando diversos assassinatos aos gays. Lily Brito conta que hoje até as lésbicas estão sendo alvos dos homofóbicos e a parada é uma forma de trazer a público todos os tipos de problemas enfrentados pelos homossexuais. “O homossexualismo não é doença; a pessoa já nasce assim”, ele explica.(Colaborou Lise Lobo, estudante de Comunicação da UFRB).