quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Beleza negra


Será encerrado nesta sexta-feira, o curso de penteados e tranças afro oferecido gratuitamente pela OAPC (Obra Assistencial da Paróquia de Cachoeira) em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A turma concluinte do curso é composta por 20 mulheres, na sua maioria afrodescendentes. O curso, além de ensinar as técnicas dos penteados e trançados, destaca as informações sobre a importância da valorização da beleza negra para reforçar autoestima das participantes.


"Nós buscamos destacar durante o curso, a conscientização identitária étnica de nossas alunas, para mostrá-las que, para ficar bonita, a mulher negra não necessita alisar os cabelos para imitar a mulher branca", ressaltou a cabeleireira Marlileide Oliveira de Almeida monitora do Senac. Para Juciara Pereira Santos(38), o curso está contribuindo para melhorar a sua imagem propiciando a oportunidade de poder explorar a beleza natural dos seus cabelos." É a primeira vez que participo de um curso assim. Estou aprendendo muito, agora tenho mais alternativas para ficar bonita sem precisar fazer relaxamento", disse, enquanto as monitoras executavam um penteado africano em seus cabelos.

No curso, as alunas aprendem utilizar adereços para enfeitar os penteados com miçangas, búzios e palhas da costa, de coqueiro e de ouricori. "Ensinamos também fazer apliques com cabelos naturais, sem precisar fazer alisamento", emenda Ana Zilda Oliveira Silva também instrutora do curso. A parceria da OAPC com o Senac também oferece cursos gratuitos de manicure e pedicure, cuidador de crianças, informática para a maturidade, culinária e mantenção de microcomputadores.