quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Encontro de História do CAHL, de 18 a 21 de outubro


Durante o encontro, o graduando do Curso de Museologia, Jomar Lima da Conceição irá apresentar no dia 20 às 16h, trabalho de sua autoria sobre a História, Memória e Patrimônio nas lápides tumulares da Igreja da Ordem 3ª do Carmo de Cachoeira.

O referido trabalho enfoca as lápides tumulares da Igreja da Ordem 3ª do Carmo da Cidade da Cachoeira, no contexto de representações da morte que sempre estiveram presentes desde a expansão colonial portuguesa que perpetuam a tradição européia medieval de transformar cemitérios em locais de reflexão e catequese, um aparente contraste entre a vida e a morte.
Nas lapides tumulares da Igreja da Ordem 3ª do Carmo da Cidade da Cachoeira, encontramos pinturas em estilo rococó, as quais mostram temas iconográficos associados a inscrições em latim – “ITA DESIDERAT ANIMAE MEAM ACHE DEUS” Tradução em português: “Assim deseja a minha alma, ò meu Deus” (Lapide nº 01, lado direito do ossuário – Igreja do Carmo).
Por isso, as vinte e nove lápides tumulares do século XVIII da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo da cidade de Cachoeira de um autor desconhecido, constituem-se em espécies únicas em toda a no Brasil. A importância das lápides tumulares é atribuída ao seu valor histórico, patrimonial, e, principalmente por formarem um conjunto cujas imagens ilustram de uma forma barroca características funerárias do homem Cachoeirano do século XVIII.