terça-feira, 24 de maio de 2011

I Encontro Afro Atlântico na Perspectivas dos Museus em São Paulo

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com Consulado Geral dos EUA em São Paulo, realiza entre hoje e sexta-feira no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o "I Encontro Afro Atlântico na Perspectiva dos Museus", em comemoração ao Dia da África, celebrado no dia 25.



A abertura acontece, às 19h, com o lançamento da edição em português do livro Flash of the Spirit, de Robert Farris Thompson, e a abertura da exposição Mulheres Negras: a Irmandade da Boa Morte de Cachoeira. No mesmo dia, acontecerá a apresentação do Grupo Gegê-Nagô de Cachoeira (BA).



O encontro tem como objetivo discutir as formas de interpretar a arte africana contemporânea e sua inserção em museus nacionais e internacionais. Durante o evento, haverá mesa-redonda com convidados de instituições internacionais, que irão debater como os museus vêm representando o continente africano. A mediação será feita por um especialista brasileiro. Porém, as vagas para os debates estão esgotadas.



Entre os participantes estão confirmados curadores e pesquisadores do Museu Nacional de Arte Africana do Smithsonian Institute (Washington), Museu para a Arte Africana (New York), Museu de Arte e Origens (New York), Museu de Arte de Cleveland, Museu Nacional do Mali, entre outros.



Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição Mulheres Negras, com entrada gratuita para o público em geral, vai apresentar fotos do etnólogo francês Pierre Verger (1902-1996) e do brasileiro Adenor Gondim, que fotografa aspectos da cultura, religiosidade e cotidiano da Bahia, em especial da cidade de Cachoeira. A exposição reúne ainda os famosos balangandãs baianos e uma imagem original de Nossa Senhora da Boa Morte do século XIX.



Haverá ainda a produção de um mural com a artista plástica americana Chanel Compton, do Instituto Smithsonian, uma das mais consolidadas instituições museológicas do mundo. Compton irá criar, junto com 14 jovens de projetos sociais, um mural de 20 metros com o tema "A herança da cultura africana nas artes visuais dos EUA e do Brasil". A obra será inaugurada no encerramento do encontro, na sexta-feira, e terá visitação aberta ao público.