terça-feira, 24 de maio de 2011

UNEB homenageia José Calasans, maior historiador da Guerra de Canudos

A UNEB, junto com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, realizará nesta quinta-feira, dia 26 de maio, às 18h, na sede do IGHB, no centro antigo de Salvador, uma mesa-redonda em homenagem ao decenário da morte do historiador sergipano José Calasans.

A iniciativa, que traz o tema Recordando José Calasans, é franqueada ao público e não há necessidade de realizar inscrição prévia.

A mesa-redonda contará com a participação da presidente do IGHB, Consuelo Pondé, do historiador Luis Henrique Tavares – que estará representando a Academia de Letras da Bahia (ALB) –, do fotografo e documentarista Claude Santos, responsável pelo site de memória de José Calasans, e de representantes da família do homenageado.

José Calasans é considerado a maior autoridade em todo o país na temática da Guerra de Canudos, a qual estudou por mais de 50 anos. Suas pesquisas resultaram nos livros No tempo de Antônio Conselheiro (1959), Antônio Conselheiro e a escravidão (1968), Antônio Conselheiro, construtor de igrejas e cemitérios (1973), Canudos: origem e desenvolvimento de um arraial messiânico (1974), Canudos na literatura de cordel (1984), Quase biografia de jagunços (1986) e Cartografia de Canudos (1997).

O historiador também foi vice-reitor da Universidade Federal da Bahia, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humana da Ufba, além de presidente da ALB. Morreu aos 86 anos, em 28 de maio de 2001, em Salvador.