sexta-feira, 11 de maio de 2012

Filarmônica Lyra Ceciliana celebra 142 anos dia 13 de maio, domingo


                

A Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana, da histórica cidade de Cachoeira no Recôncavo baiano (distante 110km de Salvador),considerada como uma das mais antigas filarmônicas do Brasil, em atividade, completa no próximo domingo, 13 de maio, 142 anos de existência. A data será lembrada com uma vasta programação que também servirá para relembrar a festa que os cachoeiranos  fizeram para comemorar a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888.

 Segundo relatos dos jornais da época, o fundador da orquestra Lyra Ceciliana  e abolicionista Manoel Tranquilino Bastos, esteve à frente de um grupo de músicos que arrastou uma multidão estimada em aproximadamente seis mil pessoas pelas ruas da cidade. Desde então a Lyra Ceciliana celebra o seu aniversário de fundação e o fim da escravidão no dia 13 de maio com uma passeata musical.

Este ano a direção da filarmônica pretende resgatar todo o trajeto da passeata histórica de 1888, com a participação no cortejo histórica da antiga rival Minerva Cachoeirana e a recém fundada Filarmônica 25 de Junho, além da União Sanfelixta da vizinha cidade de São Félix. O roteiro prevê visita a casa onde morou o maestro Tranquilino Bastos. Em seguida, músicos e populares vão atravessar a Ponte D. Pedro II  com destino São Félix  onde a filarmônica  União Sanfelixta irá se incorporar ao cortejo. No retorno será vez dos músicos da Minerva Cachoeirana integrarem o cortejo juntamente com os da 25 de Junho.

Na cidade histórica  todos rumarão para a praça Teixeira de Freitas onde haverá uma concentração em frente à sede da Sociedade Montepio dos Artistas, entidade que participou ativamente das lutas aboliconistas. Na sede do Montepio, local que guarda a ata histórica das comemorações do 13 de maio de 1888 estão previstos pronunciamento do professor da UFRB-Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Walter Fraga Filho, e do advogado Nelson Aragão Filho, membro do Montepio.

Após a concentração todos seguem para a Igreja do Rosarinho, conhecida como a Igreja dos Nagôs de Cachoeira. Nesse local haverá apresentações artísticas com a participação do cantor e compositor cachoeirano Mateus Aleluia. As comemorações serão encerradas na sede da Lyra Ceciliana.t
Programação:

6h: Alvorada com Fogos de Artifício
18h; Missa em Ação de Graças na Igreja N. Sa. da Conceição do Monte. Celebrante: Cônego Hélio Cesar Leal Vilas Boas.

“ Passeata Musical”
19h: Visita a casa do Maestro Tranquilino Bastos, fundador da Lyra Ceciliana, no Largo do Monte,  em conjunto com a Filarmônica 25 de Junho.

19h:  Visita a cidade de São Félix e a Sociedade Filarmônica União Sanfelista.

20h:  Visita a Sociedade Litero Musical Minerva Cachoeirana.

20h30min: Visita a Montepio Sociedade dos Artistas Cachoeiranos, pronunciamento do Prof. Walter Fraga Filho, Coordenador do Núcleo de Memória e Documentação da UFRB-Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

21h: Visita Igreja do Rosarinho, homenagem aos que lutaram pela abolição da escravatura no Brasil, com performance do Grupo Teatral Núcleo Arte, declamação do poeta João Morais e participação especial dos artistas Mateus e Fabiana Aleluia.

21h30min:  Sessão comemorativa do 142° Aniversário da Lyra Ceciliana. Coquetel.