quarta-feira, 9 de maio de 2012

Prêmio Abdias abre inscrições a partir de 11 de maio



No próximo dia 10/05/2012, às 10h da manhã, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), lança o catálogo do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento no Rio de Janeiro e anuncia a abertura da 2ª edição do concurso.
Criado em homenagem ao ativista histórico dos direitos humanos, o Prêmio simboliza a busca de um jornalismo mais plural nas redações. O propósito é estimular a produção de conteúdos jornalísticos sobre temas relacionados à população negra. As inscrições começam no dia 11 de maio e seguem até 31 de julho de 2012.
O evento contará com a participação de Heraldo Pereira que virá especialmente de Brasília para um bate-papo com jornalistas e convidados sobre “A questão negra e a imprensa no Brasil”. A programação inclui ainda a exibição do vídeo-documentário com os melhores momentos de 2011 e a performance do ator José Araújo numa homenagem especial ao ex-senador Abdias Nascimento, falecido no ano passado aos 97 anos.
A data marcará também o anúncio oficial do prazo que permite as reportagens a concorrerem ao prêmio em 2012. “Inicialmente, anunciamos que o prazo terminaria em 30 de abril de 2012. Decidimos ampliar para que mais jornalistas tenham a oportunidade de produzir reportagens que atendam aos critérios exigidos pelo prêmio. A partir de agora, as matérias publicadas entre 1 de maio de 2011 até 31 de julho de 2012 podem concorrer”, explica Angélica Basthi, coordenadora do projeto.
O Prêmio oferece R$ 35 mil distribuídos em sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio; Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia, Internet, e Especial de Gênero. O evento acontecerá no auditório do SJPMRJ na Rua Evaristo da Veiga 16/17º andar, Centro (RJ).
O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ). E conta com o apoio da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.
Sobre Abdias Nascimento: Falecido aos 97 anos em 2011, o ex-senador Abdias Nascimento foi um ícone no combate ao racismo no país. Desenvolveu vasta produção intelectual como ativista, político, pintor, escritor, poeta, dramaturgo. Natural de São Paulo, participou dos primeiros congressos de negros no país. Já no Rio de Janeiro, criou o Teatro Experimental do Negro (TEN) na década de 1940. Como jornalista, foi repórter do Jornal Diário, além de ter trabalhado em vários periódicos. Fundou o Jornal Quilombo e também foi filiado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro desde 1947. Ao longo da vida, acumulou vários títulos, entre eles, a de p rofessor emérito da Universidade de Nova York e Doutor Honoris Causa da Universidad e de Brasília e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Sobre a Cojira-Rio: Desde 2003, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro, do SJPMRJ, lida com questões relacionadas a discriminação racial no mundo do trabalho secundada pela educação.