sábado, 9 de agosto de 2014

Dia de ação para a saúde do homem foi sucesso em São Félix



O evento realizado pela secretaria de Saúde do município, nesta manhã, segundo a avaliação da secretária de Saúde Maristella Antunes, superou as expectativas da organização. “A resposta dos homens à convocação da Secretaria de Saúde, foi muito positiva. O comparecimento do nosso público alvo ultrapassou as nossas expectativa”, disse a secretária. O prefeito Duda Macedo que compareceu ao lado da primeira dama Fabiana Macedo , também fez uma avaliação positiva da iniciativa. “São ações como esta que contribuem para acabar com o preconceito masculino em cuidar melhor da saúde”. O prefeito disse ainda, que os objetivos da ação foram atingidos. “Os homens participaram das ações e usufruíram dos serviços disponíveis e, com certeza entenderam que é de grande importância cuidar da saúde com ações preventivas”, enfatizou o prefeito.

Enquanto aguardava na fila, o momento de realizar testes rápidos de detecção de Hepatite B e C, o engenheiro civil aposentado Edmundo Fontes,61 anos, morador de São Félix, contou que apesar de possuir um plano de saúde privado, decidiu participar da iniciativa da secretaria de Saúde para estimular a participação de outros homens da comunidade. “ Estou qui para contribuir e fortalecer uma iniciativa tão importante”, afirmou. O aposentado Antônio Mecenas Reis,73 anos, morador da Rua Dr.José Góes, região central da cidade, aproveitou o evento para tomar vacina contra febre amarela, aferir a pressão arterial e medir o nível de glicemia. “Graças a Deus está tudo ótimo com minha saúde”, falou com entusiasmo. O aposentado também revelou que é daqueles que não costuma ir com regularidade ao médico. “Estou aqui estimulado pela ação da prefeitura e estou satisfeito”, disse.

O projeto Agosto Azul - O Homem com Mais Saúde foi aberto por um coral de crianças da Escola Municipal Dr. Arlindo Rodrigues, que cantaram o Hino de São Félix. Em seguida foi a vez da Filarmônica União Sanfelista se apresentar para o público. A parte cultural do evento contou ainda com a presença da fanfarra do Colégio Estadual Rômulo Galvão e encerrada com uma animada apresentação do samba de roda dos alunos da Escola Municipal Dr. Arlindo Rodrigues. Foram oferecidos diversos serviços gratuitos direcionados para a atenção à saúde do homem.

Os homens que compareceram hoje pela manhã à Rua Dannemann, onde foi instalada a infraestrutura do evento, pode realizar testes rápidos para a detecção da da Hepatite B e C, HIV, identificação do grupo sanguíneo, aferição de pressão arterial e glicemia, entre outros serviços disponíveis pela Secretaria de Saúde do município. No estande do bem estar , os homens puderam relaxar com massagem corporal; na sala do bate papo trocaram experiência sobre o que sabem sobre doenças a exemplo do câncer da próstata e do câncer da boca. Ao final do evento foi sorteada uma bicicleta entre os homens que participaram de todas as atividades do projeto.