sábado, 30 de agosto de 2014

São Félix: Arquivo Municipal guarda relíquias históricas da Cidade Presépio



São Félix: Arquivo Municipal guarda  relíquias históricas da Cidade Presépio
Situado ao lado do imponente Paço Municipal, marco do início da República brasileira, o Arquivo Público Municipal  Dr. Júlio Ramos de Almeida, guarda  parte importante da memória da cidade de São Félix, desde a sua fundação. É com muito orgulho que o diretor da entidade Oséas Fernando Oliveira de Souza, mostra o documento da elevação da antiga vila à cidade, datada de 1890. Outra preciosidade que faz parte do acervo do Arquivo fundado há 21 anos , por iniciativa do então prefeito do município, Eduardo José de Macedo, é o documento onde está registrada a criação da Freguesia do Outeiro Redendo, de 1718.

É de 1890,  o único exemplar do Jornal A Pátria, fundado pelo  político Salvador José Pinto, também sob a guarda do Arquivo Municipal. Assim como uma vasta documentação sobre o importante Engenho Capivari que pertenceu ao casal Manoel Vieira Tosta e Maria Natividade. O acervo guarda ainda cópias de livros de registro de compra e venda de escravos, datados de 1817.

O diretor Oséas Fernando que dirige o Arquivo Municipal desde a sua fundação, faz questão de realizar atividades para  chamar atenção da população sobre  a memória mais recente de de instituições, personagens políticas e pessoas da comunidade. “É uma forma de alertar aos mais jovens sobre a importância da preservação da nossa história não se perca no tempo ”, ele explica. Foi com esse objetivo organizou recentemente a mostra sobre a Fanfarra do Colégio Estadual Rômulo Galvão, que ainda pode ser vista pelo público. Para outubro, mês de aniversário da emancipação de São Félix, conta que já está organizando uma exposição em homenagem a professora Gilnath Guedes, a primeira mulher a ocupar o cargo de vice e de prefeita do município.

Frequentado  por estudantes do ensino médio, professores e, agora também, por pesquisadores e estudantes do CAHL(Centro de Artes Humanidades e Letras), da  UFRB(Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), além dos documentos, o Arquivo Municipal, também conta história de São Félix, através de fotografias,  objetos arqueológicos, expostos numa vitrine, a exemplo de pedaços de louças, talheres, utensílios de pedra, correntes, entre outras peças encontradas na área de escavação para a construção da Barragem de Pedra do Cavalo.
O Arquivo Municipal de São Félix mantém parceria com a Fundação Pedro Calmon e com o Arquivo Público do Estado da Bahia, e é mantido pela prefeitura municipal. No local, além do diretor, trabalham mais três funcionários. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.