quinta-feira, 21 de agosto de 2014

“Festa e comida na Bahia” é o tema do VI Congresso de História da Bahia


“Festa e comida na Bahia” é o tema do VI Congresso de História, que acontece de 22 a 24 de setembro, no Bahia Othon Palace. O encontro, que integra as comemorações dos 120 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, tem patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura da Prefeitura, Ucsal, além do apoio da Bahiatursa, Rádio Metrópole e Irdeb.

Durante o Congresso, sob a coordenação geral da professora Maria Helena Flexor, estarão reunidos estudiosos e pesquisadores de temas sobre festas e comidas, típicas da Bahia, bem como de países que tiveram contato com os portugueses, com a proposta de resgatar essas tradicionais manifestações culturais.

Entre os convidados está a pesquisadora goesa Maria de Lourdes Bravo da Costa, que se especializou no estudo de comidas portuguesas que permaneceram na culinária em Goa/Índia, e que têm semelhanças com pratos baianos. Outro convidado é um musicólogo congolês, que realizou pesquisas no Brasil, incluindo a Bahia, colocando a questão sobre as origens do samba, “mito ou realidade?”. De Portugal, trazendo as tradições que foram adotadas na Bahia, e mesmo no Brasil, se poderá contar com duas pesquisadoras, uma de Lisboa e outra de Évora, que programam trabalhos sobre a culinária lusa e os doces conventuais.

Além desses pesquisadores, estarão reunidos, em mesas redondas, estudiosos baianos e de outras capitais brasileiras, que tratarão de temas como comida espiritual católica, comida do sertão, de santo, de índio, de turista na Bahia, bem como vários outros sobre festas. Para inscrição de trabalhos - sujeitos à comissão de seleção -, relacionados ao tema central, e de ouvintes, são oferecidas 150 (cento e cinquenta) vagas. Poderão participar historiadores, geógrafos, antropólogos, sociólogos, estudiosos do patrimônio, arte, dentre outros. Da mesma forma estarão aptos a se inscrever, estudantes e estudiosos sem formação acadêmica, mas com conhecimentos sobre os assuntos abordados.

O formulário de inscrição, com regras de apresentação de trabalhos, está disponível no site www.ighb.org.br. É necessário preencher o formulário e encaminhá-lo através do e-mail ighbahia@gmail.com, ou entregar na sede do Instituto Histórico, próximo ao Shopping Center Lapa. Os valores das inscrições variam de R$ 50 a 150 reais, a depender da categoria escolhida. O prazo para envio de trabalhos encerra em 26 de agosto, sendo que as inscrições (sem apresentação de trabalhos) podem ocorrer até 20 de setembro.

Os Congressos: O primeiro Congresso de História da Bahia foi realizado em 1949, para comemorar os 400 anos de fundação da Cidade do Salvador. O segundo, em 1952, abordou a chegada do primeiro bispo do Brasil, D. Pero Fernandes Sardinha à Soterópolis. Em 1973, o tema da terceira edição foi a celebração dos 150 anos da Independência da Bahia. Só em 1999 teve vez do IV Congresso, comemorando os 450 anos da primeira capital do Brasil. No V Congresso, em 2001, os festejos estiveram voltados para os 500 anos da Baía de Todos os Santos.

Sobre o IGHB: Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado. Também conhecido como a “Casa da Bahia”, possui a maior coleção de jornais, datados, desde o século XIX até a atualidade, além do maior acervo cartográfico do Estado, o que permite a sociedade conhecer a origem dos atuais 417 municípios baianos. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Theodoro Sampaio cerca de 30 mil títulos e coleções particulares estão à disposição de pesquisadores e demais interessados. No museu do IGHB há uma importante coleção de retratos, além de esculturas de bronze, mobiliário de época e peças religiosas da cultura africana na Bahia. A instituição é guardiã do Pavilhão 2 de Julho, que guarda o Caboclo e a Cabocla, comemorativo da Independência da Bahia.


SERVIÇO
VI Congresso de História da Bahia
Realização: IGHB
Coordenação: Maria Helena Flexor
Informações: www.ighb.org.br
Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade
71 3329 4463 / ighbahia@gmail.com