terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cachoeira celebra o Dia Nacional da Consciência Negra



     

Será aberta logo mais, às 9h, na Igreja do Rosarinho, em Cachoeira(distante 110km de Salvador), a programação em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. As atividades prosseguem até amanhã 20 de novembro. Agora pela manhã, está programada  a palestra “O avanço do negro na sociedade” com os professores Walter Fraga e Antônio Liberac, da UFRB-Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Após a palestra, será uma exposição de arte negra.

Ainda nesta terça-feira, na parte da tarde, a programação prossegue com a realização de oficinas de capoeira, maculelê e teatro, a partir das 14h. Em seguida, acontece o concurso da Beleza Negra Infanto-juvenil. As atividades deste primeiro dia do evento, serão encerradas com apresentação de dança afro por alunos do Gamge- Grupo de Apoio ao Menor Gotas de Esperança.

Amanhã, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, as atividades serão retomadas a partir das 9h, com a discussão sobre o tema “O Que é Consciência Negra”, tendo como debatedores: Lúcio Nery, Pedro Erivaldo e o babalorixá Benício Souza, com a mediação do radialista Jorge França. À tarde,  às 14h, está prevista a realização da oficina Varal das Artes, com Davi, Seu Zé e Francine. Logo em seguida, acontece a cerimônia de premiação do Concurso da Beleza Negra e entrega de certificados aos participantes das oficinas. O encerramento da programação será com apresentação do Projeto Tambores  em Movimento e Orquestra Sinfônica de Reggae da Lyra Ceciliana. Iniciativa é uma ação do Curso de Organização de Eventos, ministrado pelo IFBA-Instituto Federal  de Educação, Ciência e Tecnologia, de Santo Amaro, e o Pronatec, com o patrocínio da prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.