quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra será celebrado com Fórum Internacional na UFRB



Evento acontece de 20 a 22 de novembro, com extensa programação acadêmica e artística. Inscrições estão abertas. Shows gratuitos: Mariene de Castro e banda Didá, Lazzo Matumbi e Luiz Melodia.

Hoje, quarta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a partir das 8h30, acontece a cerimônia de abertura do II Fórum Internacional 20 de Novembro, realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, entre os dias 20 e 22 de novembro de 2013, em Cruz das Almas, a 146km de Salvador. Simultaneamente, acontece a sétima edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social, celebrando a data máxima para a luta dos afro-brasileiros pela dignidade e igualdade de direitos.
O primeiro dia do evento será de intensos debates e oficinas, sobre temas como Música e Artes Negras, Saberes e Práticas de Saúde, Culturas Digitais e Mídia, além de Historiografia e Filosofia Negras. Entre as presenças confirmadas: a escritora e educadora Vanda Machado; a performance do trio de poetisas e atrizes, Importuno Poético; o cineasta e gestor cultural Pola Ribeiro; os historiadores Walter Fraga, Wlamyra Albuquerque e Juvenal de Carvalho; o angolano Camilo Afonso, diretor da Casa de Angola na Bahia, entre outros. O dia será encerrado com um show da sambista Mariene de Castro, junto com a banda percussiva feminina Didá.
No dia 21, às 10h30, haverá exibição do documentário Raça, mais recente produção do cineasta e pesquisador Joelzito Araújo, que estará presente para um bate papo com o público, logo após a exibição. Os debates deste segundo dia será em torno da Educação e Relações Étnico-Raciais, Racismo Institucional e a Questão Quilombola. Uma mesa reunirá lideranças de comunidades remanescentes de quilombo da Bahia: Rio dos Macacos, São Francisco do Paraguaçu, Santiago do Iguape e Comunidade da Linha. Neste mesmo dia, haverá show do cantor Lazzo Maumbi, que acaba de lançar seu oitavo disco, sempre com referências do jazz, reggae, soul e ritmos africanos.
O encerramento do Fórum será no dia 22, a partir das 16h, com a conferência “Populações Negras e a sociedade do conhecimento no século XXI”, com a ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (SEPPIR) e Paulo Gabriel Soledade, reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Logo depois haverá entrega do Prêmio Mário Gusmão para personalidades negras destacadas e show gratuito do cantor carioca, Luiz Melodia, às 20h30.
Ao longo do dia _ O último dia será dedicado a temas como ações afirmativas, feminismo e sexualidades, ativismo estudantil e as relações entre Brasil e África. Em uma das mesas, empreendedores negos apresentarão suas experiências à frente de espaços culturais como o D ´Venetta, Katuka e a Cantina da Lua. Em torno da literatura africana e afro-brasileira, estarão reunidos os poetas e escritores José Carlos Limeira, Aline França e a angolana Isabel Ferreira. Veja a programação completa: http://www.ufrb.edu.br/forum/programacao
Nos três dias do evento, haverá apresentação de grupos de trabalhos, conferências, simpósios, rodas de conversa, mesas-redondas, oficinas e minicursos, exposição fotográfica, feira de arte e cultura negra, mostra de filmes e performances artísticas.
SETRE - Mais uma vez, os participantes do II Fórum Internacional 20 de Novembro vão contar com os serviços do SineBahia, para intermediação ao trabalho, emissão de Carteira de Trabalho (CTPS), além do cadastramento de artesãos pelo Instituto de Artesanato Visconde de Mauá. Uma parceria entre a UFRB e a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte possibilitará o funcionamento do estande, de 20 a 22 de novembro, das 8h30 às 17h, com atendimentos gratuitos, além da divulgação das políticas públicas de economia solidária desenvolvidas pelo Governo do Estado, a exemplo do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia, CrediBahia, os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol),  e os editais voltados para esse segmento. A UFRB fica na Rua Rui Barbosa, 710, Centro de Cruz das Almas.