quinta-feira, 7 de novembro de 2013

UFRB realiza II Fórum Internacional 20 de Novembro


Evento acontece de 20 a 22 de novembro, com extensa programação acadêmica e artística. Inscrições estão abertas. Entre os shows gratuitos, está o do cantor Luiz Melodia.

Criada há oito anos, com campi nos municípios de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB vem se destacando entre as instituições de ensino superior, por aspectos acadêmicos e, especialmente, pelo compromisso com a igualdade racial e inclusão social no Recôncavo. Neste sentido, a UFRB realizará entre os dias 20 e 22 de novembro de 2013, em Cruz das Almas, a 146km de Salvador, a segunda edição do Fórum Internacional 20 de Novembro e a sétima edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social, celebrando a data máxima para a luta dos afro-brasileiros pela dignidade e igualdade de direitos. O tema geral desse ano é “Populações Negras e a Sociedade do Conhecimento no Século XXI”.
O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade. Integrando o II Fórum 20 de Novembro, acontece o VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. A programação inclui apresentação de grupos de trabalhos, conferências, simpósios, rodas de conversa, mesas-redondas, oficinas e minicursos, editais para produções acadêmicas, literárias e fotográficas, feira de arte e cultura negra, premiações, mostra de filmes e performances artísticas. São esperados cerca de mil participantes, entre pesquisadores brasileiros, de países da África e da diáspora, como Estados Unidos, Costa Rica, Cuba. Durante o encontro, algumas dessas personalidades serão agraciadas como o Prêmio Mário Gusmão, em reconhecimento pela contribuição aos direitos das comunidades negras.
Pesquisadores e artistas – Entre os palestrantes, estão nomes destacados das reflexões étnicos-raciais, como Edson Cardoso, Joelzito Araújo, Wlamyra Albuquerque, José Carlos Limeira, Walter Fraga, Vanda Machado, Ekedi Sinha da Casa Branca, além do angolano Camilo Afonso e o moçambicano Severino Ngoenha, lideranças quilombolas, jovens do hip hop, entre outros pesquisadores. Também já está confirmado o show gratuito do cantor carioca, Luiz Melodia, dia 22 de outubro, às 20h30.  
Inscrições - Ainda estão abertas as inscrições de trabalhos a serem apresentados nos GTs; além das seleções do Prêmio Damário Dacruz de Fotografia; do Concurso de Literatura: Contos, Crônicas e Poemas; e Prêmio Lélia González, para pesquisas que tratem da temática geral do Fórum 2013 ou abordem traços biográficos de Lélia González ou de assuntos e temas pesquisados pela ativista e intelectual das questões raciais no Brasil e do feminismo negro. As inscrições podem ser feita no: http://ufrb.edu.br/forum
A Data - Formada por 84,3% de afrodescendentes autodeclarados, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) celebra a data mais importante da luta dos afrodescendentes do Brasil. 20 de Novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra, em memória da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695, na Serra da Barriga, atual Estado de Alagoas.
O Fórum é uma realização da PROPAAE - Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, da PROEXT - Pró-Reitoria de Extensão da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com produção da Mil Produções Artísticas. Tem como apoiador institucional a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT BA e patrocínio da Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; NEAB UFRB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros; SEPPIR – Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo Federal.

SERVIÇOS
II Fórum Internacional 20 de Novembro e
VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

              Grupos de trabalho, conferências, simpósios, rodas de conversa, mesas-redondas, oficinas e minicursos, editais para produções acadêmicas, literárias e fotográficas, feira de arte e cultura negra, premiações, mostra de filmes e performances artísticas;
              De 20 a 22 de novembro de 2013;
              Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cruz das Almas, 146km de Salvador;
              Inscrições de trabalhos e mais informações: http://ufrb.edu.br/forum