terça-feira, 26 de novembro de 2013

NEM SÓ DE CABEÇA DE PORCO NA FLICA VIVE A UFRB


UFRB recebe prêmio destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

A premiação é concedida à instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação.


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é a instituição de ensino superior vencedora do 11º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica, categoria Mérito Institucional 2013, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A categoria premia a instituição participante do programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o maior índice de egressos titulados na pós-graduação.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 25 de novembro. É a primeira vez que uma instituição de ensino superior na Bahia recebe o mérito. “A premiação é resultado do intenso trabalho realizado pelos professores, estudantes e técnico-administrativos em busca da excelência e inclusão. Somos a universidade mais inclusiva do país e temos agora o reconhecimento de que isso ocorre em um ambiente de excelência”, afirma o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif. Em sua opinião, a ambiência institucional e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos são fatores preponderantes para a aprovação de grande parte desses egressos em cursos de Pós-Graduação.
A UFRB concorreu com 104 instituições, sendo 83 universidades e 21 institutos de pesquisa. Criado em 2003, o prêmio é, segundo o CNPq, “um reconhecimento aos trabalhos de destaque entre os bolsistas de iniciação científica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa”. São parceiros da iniciativa, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Programa de Iniciação Científica da UFRB, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), tem como objetivos principais despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação proporcionando condições para estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade. Desde o surgimento da UFRB, há oito anos, a oferta de bolsas de iniciação científica cresceu 400%.
O aumento do número de bolsas, a melhoria da infra-estrutura de ensino e de pesquisa e a dedicação dos docentes, discentes e técnico-administrativos são fatores importantes para a consolidação do Programa de Iniciação Científica, de acordo com a pró-reitora da PRPPG, Ana Cristina Fermino Soares. Em sua opinião, o programa possibilita o amadurecimento do estudante para pesquisa, fator que contribui para sua inserção na pós-graduação. “O prêmio é reflexo da consolidação da UFRB e mostra o trabalho conjunto da comunidade acadêmica desde a criação da UFRB”, aponta Ana Fermino.