quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Livro apresenta os 464 anos da Santa Casa da Misericórdia da Bahia



Publicação será lançada no próximo dia 18 no Cerimonial Rainha Leonor, no Museu da Misericórdia

Com uma história que se concilia com a capital baiana e com o próprio estado ao longo dos 464 anos desde sua fundação, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, será apresentada ao público através do lançamento do livro ‘Santa Misericórdia da Bahia – 5º século’, no próximo dia 18 de novembro, no Museu da Misericórdia, às 19h.

Fundada no mesmo ano que a cidade de Salvador, a Santa Casa baiana é hoje a segunda mais antiga do Brasil, dentre as 422 existentes no país e 52 no estado da Bahia, contendo um rico acervo histórico e artístico, composto por pinturas, esculturas, mobiliário, azulejaria, documentos raros, dentre outros objetos reunidos ao longo dos quase cinco séculos de existência.

Todo esse material e suas particularidades estarão reunidos na publicação que será lançada com o apoio da Organização Odebrecht, que desde sua criação, valoriza iniciativas no campo da cultura, dentre elas, a concretização do projeto Portal da Misericórdia, que contemplou a revitalização da sede da Santa Casa, edificação secular que se localiza na porta de entrada do Centro Histórico de Salvador.

Além de todo serviços sociais focados a atender os menos favorecidos, a publicação reúne diversas curiosidades da Santa Casa, que foi fundada pelas mãos do primeiro Governador Geral do Brasil, o fidalgo Thomé de Souza. Como por exemplo, a construção do primeiro hospital da cidade, voltado para o atendimento de cerca de dois mil pacientes na época e a criação da primeira Escola de Medicina do Brasil, em 1815.

O exemplar ainda traz informações sobre as incontáveis obras criadas e administradas pela instituição em todos esses anos, muito especialmente no que diz respeito à educação de crianças, jovens e adultos, tendo como referência o Recolhimento do Santo Nome de Jesus, que foi seu primeiro estabelecimento educacional, seguido pela Roda dos Expostos, a primeira do país, o Orfanato, diversas Escolas e os sete Centros de Educação Infantil, atualmente, mantidos para alimentação e educação de cerca 860 crianças em situação de risco social grave.

Com toda essa rica história que já se mantém há quase cinco séculos, o amplo material entre textos e fotos foi reunido por uma equipe coordenada por Raymundo Dantas, para ressaltar a importância da instituição, que por muito tempo já realizou papéis de hospital, ensino, assistência social, mas também Cartório e até Banco, no cumprimento da sua missão de dar suporte total à cidade que nascia. Um passado verdadeiramente glorioso em diversos setores, como da arquitetura, da pintura, da escultura, documentos e ações, que foram agrupados em uma obra para valorização e resgate histórico de um serviço totalmente voltado para a comunidade baiana.

Devido a grande importância da obra, o seu lançamento contará com a presença de uma renomada fotógrafa, vencedora de vários prêmios especializados, a inglesa naturalizada brasileira, Maureen Bisilliat. Com vasta experiência fotográfica, Maureen é coautora do conhecido livro Xingu – Território Tribal, com os Irmãos Villas Bôas. Em 2010, recebeu os prêmios Porto Seguro de Fotografia, a Ordem do Ipiranga e a Ordem do Mérito Cultural, através do livro Fotografias – Maureen Bisilliat, publicado pelo Instituto Moreira Salles.

A publicação do livro de arte, que marca também o encerramento da gestão dos provedores José Antônio Rodrigues Alves e Lise Weckerle, será comercializada no Museu da Misericórdia. A renda obtida será investida em prol das obras sociais da instituição.

SERVIÇO