segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sessão Cineclube Mário Gusmão marca pré-lançamento de caixa com 42 curtas baianos



Seis filmes que integram a Caixa Anjo Negro serão exibidos no IX Panorama Internacional Coisa de Cinema, dia 07 de novembro, às 17h45, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, em apresentação seguida de debate com os diretores. O projeto reúne 42 curtas-metragens baianos, cartilha para uso didático das obras e catálogo de críticas, além de extras sobre o ator negro cachoeirano Mário Gusmão. A sessão Cineclube Mário Gusmão é realizada em parceria com o projeto homônimo mantido pelo curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Em fase de finalização, o projeto propõe um olhar crítico sobre a produção de curtas, em um momento de revigoramento do cineclubismo e do interesse por esse formato. Os 42 filmes são divididos em oito programas de exibição e os escolhidos para o festival compõem a sequência intitulada “Cinema de Sensações”, tendo como referência o primeiro filme de Glauber Rocha, “O Pátio” (1959), no qual dois personagens evoluem lentamente: se tocam, rolam no chão, se distanciam, se olham, isso tudo sobre um terraço de azulejos em forma de xadrez.

A sessão segue com “Sensações Contrárias”, de Amadeu Alban, que é ambientado no Recôncavo, região de passado coronelista, onde desenvolve-se a noção de borrão, em que os eventos coreográficos e imagéticos se dão por falhas e descontinuidades, num limite entre realismo cotidiano e surrealismo. A existência rompida pelas gotas de um coração seco é trazida por “Agosto”, de Wallace Nogueira; e “Anil”, de Fernando Beléns, onde regidos pelos signos da cultura baiana, varais contam histórias de exploração.

A mostra traz ainda “Brabeza”, de José Umberto Dias e Robinson Roberto Sales Barreto, que a partir do encontro de uma retirante com um homem que carrega um fuzil exibe ecos cinemanovistas, estilizados em experimentos fotográficos e de montagem. A sequência termina com ‘Silent Star”, de Alexandre Guena, que tem como mote “sozinha novamente, ou...”.

Parceiro do festival, o Cineclube Mário Gusmão, iniciado em 2010, é um projeto de pesquisa e extensão do curso da UFRB, que incentiva a prática cineclubista e a atua na formação de plateia, discutindo importantes obras da cinematografia brasileira. O IX Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro, em Salvador e Cachoeira. O festival conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

Mais informações no site: www.coisadecinema.com.br/panorama