terça-feira, 5 de novembro de 2013

Produção baiana premiada no Festival de Brasília encerra IX Panorama Internacional Coisa de Cinema

 

 Premiado nas categorias trilha sonora, roteiro e ator de longa-metragem no 46º Festival de Brasília, “Depois da Chuva” será exibido encerramento do IX Panorama Internacional Coisa de Cinema, dia 07 de novembro, às 20h35. O filme de Cláudio Marques e Marília Hughes traz um adolescente de espírito libertário que vive seu despertar político e amoroso durante a euforia causada pelo término da ditadura.

O filme será antecedido pelo terceiro capítulo da minissérie “Claun – Parte 2: A volta das máscaras”, de Felipe Bragança, no qual o personagem central percebe que a luta pela imaginação e as sombras da cidade não termina nunca. Pouco antes da sessão, 20h, serão divulgados os vencedores da nona edição do Panorama nas categorias longa nacional, curta nacional, curta internacional e filme baiano.

Recém-exibido no IV Janela Internacional de Cinema de Recife e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde abriu o Festival da Juventude, o longa também foi premiado com menção honrosa para o ator protagonista no  20º Vitória Cine Vídeo. Apresentado como “work in progress” nos festivais de Cannes e de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici), “Depois da Chuva” dialoga intensamente com o momento atual do país, que em junho foi tomado por protestos que reverberam até agora, levando a população às ruas em busca de uma participação mais efetiva na vida política.

Autor do premiado roteiro de inspiração autobiográfica, Cláudio recorda que, no auge do movimento Diretas Já, “havia uma rara sensação de liberdade”. No entanto, a confiança que dominava o país não durou muito tempo: as eleições diretas não aconteceram, os conchavos políticos ganharam espaço e Tancredo Neves morreu.

“Depois da Chuva” é o primeiro longa-metragem da dupla de cineastas, diretores de seis curtas-metragens que acumulam 42 premiações e mais de 150 participações em mostras e festivais.

O festival acontece entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro, em Salvador e Cachoeira, por meio de uma parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O festival conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

Confira trailer: https://vimeo.com/75308171