terça-feira, 5 de julho de 2011

Encontro debate turismo comunitário e economia solidária no Cabula e entorno

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, promove o I Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária.

O evento será realizado amanhã (6), no Teatro UNEB, Campus I da universidade, em Salvador.

A inicativa é coordenada pela pesquisadora da ITCP e professora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus Francisca de Paula da Silva, autora do projeto Turismo de base comunitária na região do Cabula e entorno, que deu origem ao encontro.

Estão convidados para o evento artistas, poetas, grafiteiros, agentes comunitários e representantes de rádios comunitárias, de terreiros de candomblé, de associações beneficentes e de moradores, de centros sociais, de coletivos de mulheres, de fóruns de desenvolvimento e de cooperativas populares dessa região da população baiana.

O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, e os pró-reitores de Extensão (Proex), Adriana Marmori, e de Pós-Graduação (PPG), José Cláudio Rocha, estão convidados para a abertura do encontro, que deve reunir cerca de 300 participantes.

A programação do evento conta com feira de artesanato, recital de poesias, palestras e conferências sobre assuntos como políticas públicas, práticas, vivências e experiências em turismo comunitário e economia solidária.

Segundo Francisca, o turismo de base comunitária é aquele organizado pela comunidade nas dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais.

O projeto da docente foi aprovado no final do ano passado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Vão ser investidos na ação, durante o período de 24 meses, mais de R$ 70 mil.