terça-feira, 26 de julho de 2011

Seminário debate cultura, história e memória do Nordeste brasileiro.


A UNEB, em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), está com inscrições abertas – até esta sexta-feira (29) – para o III Seminário José Calasans.


O evento acontece em duas sessões: nos dias 16 a 18 de agosto, no Museu Eugênio Teixeira Leal (METL), em Salvador, e nos dias 19 e 20 do mesmo mês, no Memorial Antônio Conselheiro, mantido pela UNEB no município de Canudos.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no METL, no memorial ou pelo site www.uneb.br/seminariojosecalasans. Estão sendo oferecidas 120 vagas para a capital e 80 para o evento no interior.

Esta edição celebra o decênio da morte de José Calasans Brandão da Silva, considerado o maior historiador da Guerra de Canudos.

A programação do evento prevê a realização de mesas-redondas, exibição de filmes e documentários sobre assuntos como religiosidade e cultura popular, além de uma homenagem ao também historiador baiano Luís Henrique Dias Tavares.

José Calasans

José Calasans é considerado a maior autoridade em todo o país na temática da Guerra de Canudos, a qual estudou por mais de 50 anos.

Suas pesquisas resultaram nos livros No tempo de Antônio Conselheiro (1959), Antônio Conselheiro e a escravidão (1968), Antônio Conselheiro, construtor de igrejas e cemitérios (1973), Canudos: origem e desenvolvimento de um arraial messiânico (1974), Canudos na literatura de cordel (1984), Quase biografia de jagunços (1986) e Cartografia de Canudos (1997).

O historiador foi vice-reitor e diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), secretário-geral do IGHB e diretor do METL. Morreu aos 86 anos, em 28 de maio de 2001, em Salvador.

Mais informações no site www.uneb.br.