segunda-feira, 25 de julho de 2011

XVII Encontro Internacional de Capoeira Angola em Cachoeira


XVII Encontro Internacional de Capoeira Angola em Cachoeira

A cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, situada a 110 km de Salvador, será sede do XVII Encontro Internacional de Capoeira Angola, de 28 de julho a 1º de agosto. O som do berimbau será ouvido pelos quatro cantos da cidade que será invadida por capoeiristas brasileiros e de diversos países. O encontro é uma oportunidade de relacionamento e intercâmbio entre capoeiristas de diversas localidades, além de ampliar a difusão e o acesso a um saber tradicional, fundamentado em prática e reflexão. A expectativa é que representantes de mais de dez países estejam presentes, como ocorreu na última edição do evento, realizado em Belo Horizonte, em 2009, contando com a participação de capoeiristas, historiadores, pesquisadores e admiradores da arte.

A capoeira angola está entre as mais importantes manifestações culturais do povo brasileiro, dentre as diversas contribuições africanas na formação da identidade e legado cultural de nosso país. Como arte e filosofia, ela ganhou amantes, praticantes e seguidores por todo o planeta. Com o tema “Capoeira Angola: 16 anos de História”, o núcleo da Fundação Internacional de Capoeira angola de Salvador (FICA-BA) realiza, em 2011, a 17ª edição do Encontro Internacional de capoeira Angola, no estado da Bahia.

Na cidade histórica, as atividades serão concentradas no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade federal do Recôncavo da Bahia, conhecido como Quarteirão Leite Alves. O evento conta com o apoio da prefeitura municipal de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo. A programação prevê atividades durante quatro dias, com a realização de oficinas e rodas de capoeira angola (movimentos, instrumentos e canto), apresentações culturais, palestras, que darão atenção especial para a relação entre da capoeira angola e as tradições africanas, além de visita histórica à cidade de Cachoeira/BA. Entre os convidados para ministrar as oficinas, estarão os mestres Valmir Damasceno (FICA-Salvador-BA), Cobra Mansa (FICA-Salvador-BA), Jurandir (FICA-Belo Horizonte-MG), os contra-mestres Rogério (FICA-Rio de Janeiro-RJ) e Silvinho (FICA-Seatle), a Treinel Gegê (FICA-Salvador-BA), como representante feminina. Contará, ainda, com a participação especial dos mestres Felipe, de Santo Amaro, e Virgílio, de Ilhéus.

O tema “Capoeira Angola: 16 anos de História” busca preservar e fortalecer os princípios, símbolos e fundamentos da capoeira angola, observando sua continuidade nos diferentes contextos históricos e sociais. Propõe ainda uma reflexão sobre a herança cultural deixada pelos mestres da FICA, ao longo dos 16 anos de trabalho voltado à continuidade dessa tradição.