quinta-feira, 6 de setembro de 2012

E no País das Maravilhas...



Inflação de agosto foi a maior para o mês nos últimos cinco anos

A inflação ficou em 0,41%. Gastos com empregado doméstico, refeição, aluguel residencial e cursos regulares foram os que mais impactaram no IPCA este ano.

A inflação de agosto foi a maior para esse mês nos últimos cinco anos, embora a economia ainda esteja desacelerada. A taxa da inflação acumulada nos últimos 12 meses também subiu, ficando mais longe do centro da meta pretendida pelo governo.
O dono de pizzaria, Fabiano Mara, fala sobre a alta nos preços. “A gente teve um reajuste na ordem de 10% no valor dos alimentos e de 5 % no valor da mão de obra e isso infelizmente teve que repassar pro cardápio”.
Só o tomate subiu 19%. É uma combinação perversa de ingredientes que deixa o restaurante cada vez mais pesado no orçamento. Os preços dos alimentos e da mão de obra estão entre os que mais subiram no mês passado.
A inflação ficou em 0,41% - uma leve desaceleração em relação a julho. O preço de comer fora de casa só não subiu mais que as despesas pessoais e as mensalidades escolares em agosto. Tudo na conta do setor de serviços, que há três anos registra inflação bem acima da media.
Os gastos com empregado doméstico, refeição, aluguel residencial e cursos regulares foram os que mais impactaram no IPCA este ano.
“Nos últimos anos, o poder aquisitivo do brasileiro tem aumentado, o que é uma boa notícia, a má notícia é que a demanda doméstica tem aumentado tão ou mais forte que a capacidade da oferta de serviços e aí a gente tem um resultado da inflação de serviços num patamar muito acima da média dos demais preços”, afirma a economista do Santander, Tatiana Pinheiro.
( O Globo Renata Ribeiro São Paulo, SP)