sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Novos condenados no caso do Mensalão do PT

MENSALÃO: Cúpula do Banco Rural é condenada, Ayanna é absolvida

No 20º dia de julgamento do processo do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a cúpula do Banco Rural, o chamado núcleo financeiro do esquema. A Corte analisou o item 5 da denúncia, que trata do crime de gestão fraudulenta. Foram condenados por unanimidade José Roberto Salgado e Kátia Rabello, Vinícius Samarane foi condenado por maioria e Ayanna Tenório, por sua vez, foi absolvida. O julgamento será retomado na segunda-feira, 10, com a leitura do ministro Joaquim Barbosa sobre o item 4 da denúncia, que trata de lavagem de dinheiro.
Os ministros consideraram irregulares os empréstimos concedidos pelo banco às agências do publicitário Marcos Valério e ao PT. No entendimento da acusação, os valores abasteciam o esquema de compra de apoio político no Congresso.
Kátia, ex-presidente do Banco Rural, e José Roberto Salgado, ex-vice-presidente receberam votos para condenação de todos os ministros. Já Samarane, ex-diretor, recebeu o voto de absolvição de dois ministros – Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski. Os três foram condenados por gestão fraudulenta. Dois ministros, entretanto – incluindo o relator do processo, Joaquim Barbosa – adiantaram que a pena imposta a Samarane será menor. Em linhas gerais, os magistrados entenderam que eles não tinham influência nas decisões da instituição. A ex-vice-presidente Ayanna Tenório foi inocentada por nove ministros – apenas o relator Joaquim Barbosa votou por sua condenação.
Com a sessão desta quinta, o Supremo concluiu o julgamento do chamado núcleo financeiro. Na sequência, deve começar a votação que avaliará o caminho do dinheiro, que, segundo o Ministério Público, foi “lavado” para depois comprar apoio político.