quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Gato de energia é crime e dá cadeia...

É muito séria e grave a denúncia dando conta de que uma escola da rede estadual do município de Cachoeira, localizada na zona rural, estaria sem aulas, porque a Coelba teria descoberto um "gato" de energia elétrica no estabelecimneto. Rumores dão conta que o tal "Miau" teria sido feito com a devida autorização da direção do estabelecimento, há pelo menos três meses. Caso seja confirmada a denúncia, os responsáveis precisam ser punidos de acordo com o que prevê a lei e também para que sirva de exemplo aos maus gestores da educação, principalmente os que defendem a legalidade e praticam a ilegalidade.

  Cerca de 5,8% de toda a energia utilizada no país é desperdiçada no que se costuma chamar de perdas não técnicas. A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, vinculada ao Ministério das Minas e Energia – faz medições de todo o setor elétrico nacional, desde a geração da energia, até chegar ao consumidor. Dentro desta estatística, detectam-se perdas gigantescas, que seriam capazes de abastecer uma cidade com 19 milhões de residências durante um mês.
 Além do prejuízo para as concessionárias, há também o prejuízo para todos nós consumidores que pagamos nossas contas em dia, porque  toda essa perda, somos nós que sempre nos assustamos quando chega a conta.   O famoso "MIAU" é crime previsto no Código Penal.