terça-feira, 13 de novembro de 2012

Câmara Cultural promove programação especial no Dia da Consciência Negra

O Projeto Câmara Cultura da Câmara de Vereadores de Cachoeira  terá programação especial aberta ao público para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. A programação será aberta na segunda-feira, dia 19, com o monólogo Alma de Negro, a partir das 19h, no Museu  da Câmara, onde funcionava a Cadeia Pública de Cachoeira. Na terça - feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, está prevista a performance Nego Fugido, no mês horário. 

As duas encenações fazem parte do Projeto Estava Escrito, idealizado e realizado por Ivanildo Paulo Santana. O espetáculo Nego Fugido terá como ponto de partida o prédio da Câmara de Vereadores,seguindo depois para diversas ruas do centro da cidade. Para se locomover isso, o ator caracterizado com um escravo, seguido de figurantes, utiliza uma carroça decorada com palhas para circular pelos locais onde o espetáculo será encenado, muitos vezes surpreendendo o público.

 Segundo Ivanildo Paulo, os monólogos Alma de Nego e Nego Fugido têm a intenção de, através da encenação teatral, "mostrar para a sociedade que, apesar de todas as lutas enfrentadas desde a escravidão, os negros no Brasil, ainda sofrem discriminação e clamam por liberdade, justiça e pelo fim das desigualdades sociais e dos preconceitos".

A programação da Câmara em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra prevê ainda apresentações de grupos de capoeira, maculelê e Hip Hop com alunos das oficinas e cursos oferecidos pelo Pontinho de Cultura Muleki É Tú, coordenado pela gestora cultural Cecília Thomas e o professor de capoeira  e músico Nei Pontão.