quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UFRB lança programação do Fórum 20 de Novembro


Já está disponível a programação oficial do Fórum 20 de Novembro, um dos mais importantes eventos do calendário acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pela primeira vez em edição internacional, o fórum vai reunir convidados de várias nacionalidades para debater política, relações raciais, sexualidade, gênero e práticas afirmativas. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, no campus de Cruz das Almas.

Integrante do Panteras Negras e personagem de um dos mais polêmicos julgamentos criminais da história, a americana Angela Davis irá proferir a conferência de abertura, intitulada “Raça, gênero, classe: uma tríade inseparável nas políticas de empoderamento das populações negra”. A atividade será no dia 21, às 9h, no auditório Zumbi dos Palmares.

A programação reserva ainda rodas de conversa, mesas redondas, simpósios, minicursos e oficinas. Entre os palestrantes, o presidente do Benin e da União Africana, Boni Yayi; a ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros; o assessor técnico do Departamento da África (DEAF) no Ministério das Relações Exteriores, Pedro Alexandre Brasil; o secretário de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (SEPROMI), Elias Sampaio; o adido cultural de Angola no Brasil, Camilo Afonso; e o representante da Casa da Nigéria na Bahia, Mogeed Oyewo.

O evento contará também com a presença de personalidades artísticas e referências na comunidade acadêmica nacional e internacional. A atriz Zezé Motta e o ator e bailarino Luis Miranda irão conversar sobre "O Cinema Negro ou O negro no Cinema". Já os atores Jorge Washington, do Bando de Teatro Olodum, e Ângelo Flávio, do Coletivo Teatral Abdias do Nascimento, participam do debate sobre “Performances, Músicas e Artes Negras”.

Como parte da programação científica do evento, estão confirmados nomes como Franklim Gil Hernandez (Universidad Nacional da Colombia), Linda Marinda Heywood-Thornton e John Thornton (Boston University), Ephen Glenn Colter (Fulbrigth Scholar), Gina Dent (University of California), Severino Ngoenha (Universidade Eduardo Mondlane) e a primeira reitora negra do Brasil, Ivete Sacramento (Universidade do Estado da Bahia).

O pró-reitor de Políticas de Ações Afirmativas da Universidade de Washington, Luis Ricardo Fraga fará a conferência de encerramento do Fórum. Professor e pesquisador das políticas de raça e etnia, Fraga discutirá “Equidade e excelência: conceitos complementares”, no dia 23, às 18h, no auditório Zumbi dos Palmares.

Programação cultural –
 Cinema, música e literatura estão contemplados no Fórum Internacional 20 de Novembro. Durante os três dias do encontro, os visitantes vão poder participar de atividades socioculturais. No dia 21, a partir das 18h, serão realizados lançamentos de livros e a Mostra de Cinema Negro. A atração musical da primeira noite é a cantora Margareth Menezes; o show começa às 20h. No dia 22, também às 20h, será a vez da apresentação do Cortejo Afro. E no dia 23, às 22h, Magary Lord e artistas locais fazem o show de encerramento.

O evento é gratuito. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro, na página do fórum na internet. O endereço é www.ufrb.edu.br/forum.