quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Creas será inaugurado amanhã em Cachoeira




Será inaugurado em Cachoeira (distante 110km de Salvador), nesta sexta-feira(9), às 8h, na  Augusto Azevedo, bairro do Caquende o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A está apta a oferecer  serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

Segundo  a Secretária de Assistência Social do município,Giliani Salomão,  “a  oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção”.

Ainda de acordo com a secretária, “o  Creas deve buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada”.

Giliani Salomão explica que  o exercício de atividades do Creas,  devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. “A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida”,  conclui.