quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Vencedor do Pêmio Clarival Prado Valladares visita Cachoeira nesta quinta-feira(29)



Em Cachoeira, o historiador paulista Daniel Strum,
autor do Projeto sobre comércio açucareiro no Brasil colônia , vencedor do Prêmio Clarival do Prado Valladares  visitará as ruínas do antigo Engenho da Vitória, às margens do Rio Paraguaçu(distante 6 km da sede do município). No roteiro da visita do historiador consta a Ponte D. Pedro II e a cidade de São Félix, além de outros locais de Cachoeira.

Daniel Strum: autor do projeto vencedor entre 218 inscritos
Texto: Renata Meyer | Foto: Dario de Freitas

Foi necessário cruzar o oceano para que o historiador paulista Daniel Strum, da Universidade Hebraica de Jerusalém, pudesse encontrar as respostas que procurava sobre o comércio açucareiro no Brasil colônia. Em arquivos do Porto, de Lisboa e de Amsterdã, colheu um rico material para seu projeto Açúcar em Águas Revoltas: o Comércio entre Brasil, Portugal e Holanda (1595-1618). Baseado em sua tese de doutorado em História defendida na universidade israelense, o projeto foi o vencedor da sexta edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares.

O cruzamento das diversas fontes permitiu ao pesquisador reconstruir, em detalhes, os meandros do comércio do açúcar, uma das atividades econômicas que, historicamente, mais influenciaram a configuração do espaço geopolítico brasileiro. O resultado será publicado em livro a ser lançado no fim de 2011, com o apoio da Odebrecht.

“A historiografia tradicional volta-se para a produção dos engenhos, a escravidão, a ocupação do espaço no período colonial. Não há estudos metódicos específicos sobre o comércio açucareiro e, em particular, sobre as formas de superação dos obstáculos existentes”, afirma Strum, cujo trabalho foi selecionado entre 218 projetos inscritos.

Criado em 2003, o Prêmio Clarival do Prado Valladares é uma iniciativa da Organização Odebrecht concebida para incentivar a pesquisa histórica sobre temas de relevância na evolução econômica e sociopolítica do Brasil. Para pesquisadores como Strum, é uma oportunidade de socializar o conhecimento. “A premiação é o reconhecimento de todo um esforço voltado para a compreensão de uma atividade que trouxe tantos impactos para a vida das pessoas”, destaca.