segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SESSÃO ESPECIAL DO CINEMA NA PRAÇA APRESENTA O DOCUMENTÁRIO “CUÍCA DE SANTO AMARO”, DE JOSIAS PIRES E JOEL DE ALMEIDA

 O Festival CineFuturo  também  estará nas ruas, com o projeto Cinema na Praça e a sessão especial do filme Cuica de Santo Amaro, de Josias Pires e Joel de Almeida, na quarta-feira, 14, às 18 horas, na praça Thomé de Souza (Municipal). A entrada é franca. Lançado na abertura do Festival, o documentário de 74 min. é um importante registro sobre a vida do cordelista e mestre trovador José Gomes (1907–1964), que ficou conhecido como Cuíca de Santo Amaro por arranjar no violão o som da cuíca.
Escândaloso - O documentário é fruto de seis anos de pesquisa do jornalista Josias Pires e do historiador Joel Almeida, cineastas baianos e admiradores do personagem-inspiração da história. No filme, a câmera desloca-se por ruas e praças, ladeiras e becos, os mesmos lugares por onde Cuíca costumava circular na velha Bahia, entre 1925 e 1964. Fragmentos da trajetória de vida do poeta são contados por seus familiares, por pessoas do povo e por intelectuais que o conheceram e viram suas performances em Salvador e no Recôncavo Baiano.Cuíca de Santo Amaro produzia livros de histórias para noticiar fatos de modo escandaloso, reflexivo e divertido. Deixou um legado picante e irônico da vida baiana. Sua obra abrangente e variada é como um jornal do povo, o melhor da tradição jornalística da literatura popular.
O Festival CineFuturo é uma realização da VPCinemavideo, com patrocínio do Fazcultura - Governo da Bahia e Chesf – Governo Federal.
Programação completa do Festival CineFuturo:  www.cinefuturo.com.br