domingo, 2 de setembro de 2012

NOSSA SENHORA DO AMPARO-321 ANOS DA DEVOÇÃO EM CACHOEIRA

A comunidade católica cachoeirana está se preparando para comemorar os 321 anos  da devoção a Nossa Senhora do Amparo em Cachoeira. A programação organizada pela comissão da festa será concentrada no próximo dia 8 de setembro. Na Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte será celebrada missa solene às 19h30min. Em seguida, os fiéis sairão em procissão com a imagem da santa, pelas principais ruas do centro histórico de Cachoeira. 
A irmandade de Nossa Senhora do Amparo foi elevada à confraria pelo Papa Pio IX, sendo aprimeira ser instalada em Cachoeira. A devoção à Nossa Senhora do Amparo acontecia  num templo demolido  na década de 30 por iniciaitcva de políticos, com o pretexto de construir no local um hospital maternidade. O que nunca aconteceu. No lugar da igreja surgiu uma  nova rua.
Na década de 50, a valiosa imagem de Nossa Snhora do Amparo foi levada para o Colégio Estadual da Cachoeira, sendo então, assumida como a padroeira do estabelecimento. Recentemente, a imagem foi devolvida à paróquia,  estando agora sob a guarda da Igreja de Nossa Senhora do Monte. (Foto: A igreja do Amparo que foi demolida).